O que é SIEM?

O gerenciamento de informações e eventos de segurança, abreviado como SIEM, é uma solução que ajuda as organizações a detectar, analisar e responder às ameaças à segurança antes que elas prejudiquem as operações comerciais.

O SIEM, que se pronuncia “sim”, combina o gerenciamento de informações de segurança (SIM) e o gerenciamento de eventos de segurança (SEM) em um único sistema de gerenciamento de segurança. A tecnologia SIEM coleta dados de registro de eventos de diversas fontes, identifica atividades que se desviam da norma com análise em tempo real e toma as medidas adequadas.

Em resumo, o SIEM dá às organizações visibilidade da atividade em sua rede para que possam responder rapidamente a possíveis ataques cibernéticos e atender aos requisitos de conformidade.

Na última década, a tecnologia SIEM evoluiu para tornar a detecção de ameaças e a resposta a incidentes mais inteligentes e rápidas com a inteligência artificial.

Como funcionam as ferramentas SIEM?

As ferramentas SIEM coletam, agregam e analisam volumes de dados de aplicativos, dispositivos, servidores e usuários de uma organização em tempo real para que as equipes de segurança possam detectar e bloquear ataques. As ferramentas SIEM usam regras predeterminadas para ajudar as equipes de segurança a definir ameaças e gerar alertas.

Recursos e casos de uso do SIEM

Os sistemas SIEM variam em seus recursos, mas geralmente oferecem essas funções principais:

  •  Gerenciamento de registros: Os sistemas SIEM reúnem grandes quantidades de dados em um único local, organizam-nos e determinam se há sinais de ameaça, ataque ou violação.
  •  Correlação de eventos: Os dados são então classificados para identificar relacionamentos e padrões para detectar e responder rapidamente a possíveis ameaças.
  •  Monitoramento e resposta a incidentes: A tecnologia SIEM monitora incidentes de segurança na rede de uma organização e fornece alertas e auditorias de todas as atividades relacionadas a um incidente.

Os sistemas SIEM podem reduzir o risco cibernético com uma série de casos de uso, como detecção de atividades suspeitas de usuários, monitoramento do comportamento do usuário, limitação de tentativas de acesso e geração de relatórios de conformidade.

Benefícios de usar um SIEM

As ferramentas SIEM oferecem muitos benefícios que podem ajudar a fortalecer a postura geral de segurança de uma organização, incluindo

  •  Uma visão central das possíveis ameaças
  • Identificação e resposta a ameaças em tempo real
  • Inteligência avançada sobre ameaças
  • Auditoria e relatórios de conformidade regulamentar
  • Maior transparência no monitoramento de usuários, aplicativos e dispositivos

Como implementar uma solução SIEM

Organizações de todos os tamanhos usam soluções SIEM para reduzir os riscos de segurança cibernética e atender aos padrões de conformidade regulamentar. As práticas recomendadas para a implementação de um sistema SIEM incluem:

  • Definir os requisitos para a implementação do SIEM
  •  Fazer um teste
  •  Reunir dados suficientes
  •  Ter um plano de resposta a incidentes
  •  Continuar aprimorando seu SIEM

A função do SIEM para as empresas

O SIEM é uma parte importante do ecossistema de segurança cibernética de uma organização. O SIEM oferece às equipes de segurança um local central para coletar, agregar e analisar volumes de dados em toda a empresa, simplificando efetivamente os fluxos de trabalho de segurança. Ele também oferece recursos operacionais, como relatórios de conformidade, gerenciamento de incidentes e painéis que priorizam a atividade de ameaças.

Fonte:

Douglas Bernardini

Cybersecurity Specialist & Cloud Computing Expert with +10 years experience in IT infrastructure.

Specialist delivering assets for development teams in Google Cloud Platform (GCP) and Amazon web services (AWS)

Hands-on cloud security enterprise architect, with experience in SIEM/SOC, IAM, cryptography, pentest, network topologies, operating systems, databases, and applications.

Experience in DevSecOps analysis to discover vulnerabilities in software, identifying CI/CD risks gaps and recommending secure-coding process (S-SDLC).